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Boticário
O Grupo Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, considerada a maior franquia de cosméticos do planeta.
Mediante a digitalização de seus sites, a empresa de cosméticos simulou os seus processos logísticos de recebimento e expedição de materiais, bem como os procedimentos de fabricação e envase. Essa abordagem possibilitou a identificação dos principais gargalos e das soluções necessárias para expandir suas instalações, levando em consideração a demanda esperada para os próximos anos.
SOBRE A EMPRESA
O caso de sucesso é de uma empresa brasileira do setor de cosméticos e beleza que atua tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional, presente em mais de 50 países. Ela é reconhecida por contemplar diferentes marcas e tem como objetivo promover a beleza e o bem-estar dos seus clientes, oferecendo produtos de alta qualidade, pautados na inovação e sustentabilidade. Além disso, ela é reconhecida por apresentar uma cadeia completa de seus produtos, abrangendo desde a fabricação dos produtos e laboratório até a distribuição logística para as lojas físicas, revendas e e-commerce.
+116% de itens produzidos nos dois sites |
-87% do volume de caixas paletizadas |
-62% do tempo de separação |
Visando acompanhar o avanço tecnológico e buscar a inovação, a empresa optou por digitalizar suas fábricas e incorporar novas ferramentas da indústria 4.0. Nesse contexto, ela adotou soluções de simulação fornecidas pela FlexSim para embasar suas decisões estratégicas, táticas e organizacionais a longo e curto prazo. Através dessa simulação, a empresa pôde testar diferentes estratégias de layout, inserção de novas linhas de produção e políticas de estoque de armazenamento, obtendo resultados mais precisos para embasar suas tomadas de decisões.
ONDE TUDO COMEÇOU
Diante da necessidade de acompanhar a evolução tecnológica e expandir de forma mais precisa, a empresa optou por digitalizar suas fábricas e aprimorar suas estratégias de crescimento. O aumento no volume de produção levou à necessidade de avaliar a capacidade de atendimento aos clientes internos e externos, identificar gargalos de produtividade e ajustar o quadro de funcionários. Além disso, ao introduzir novas linhas de produção, a empresa viu-se diante do desafio de estudar a estrutura e o layout físico, considerando potenciais investimentos em automação dos processos.
Diante dos desafios enfrentados, a empresa procurava uma solução de simulação que integrasse todos os processos logísticos e de fabricação. Com o intuito de testar layouts para novas máquinas, encontrar formas mais eficientes de armazenagem, dimensionar recursos e planejar a expansão, a empresa estabeleceu uma parceria com a FlexSim em junho de 2021, iniciando a simulação do primeiro site. Após a conclusão da digitalização desse site em março de 2022, novas simulações foram iniciadas na segunda fábrica do cliente, com o mesmo objetivo do simulador anterior. A ferramenta desenvolvida tornou-se fundamental para a tomada de decisões em níveis estratégico, tático e organizacional, considerando a expansão da empresa nos próximos 10 anos.
O projeto em colaboração com a FlexSim foi iniciado com a modelagem dos armazéns e esteiras. Nessa primeira etapa, o objetivo foi analisar as movimentações logísticas da fábrica e avaliar a capacidade dos elevadores de carga e esteiras para a movimentação de pallets de material de embalagem e produtos acabados. Em seguida, os processos produtivos de fabricação e envase dos itens foram modelados e integrados à fase anterior. Além disso, foi desenvolvido um simulador, a parte, para dimensionar o headcount em cada linha de envase, levando em consideração as variáveis específicas para a produção de cada SKU. O modelo de simulação permitiu identificar gargalos e propor soluções para atender ao aumento da demanda e viabilizar a expansão da fábrica.
Análises indicaram possibilidade de aumento de 59% na produção dos itens |
Possibilidade na redução de 87% do volume de caixas paletizadas manualmente |
Possibilidade a redução de 62% no tempo de separação dos pallets |
Estratégias de layout e movimentação através de AGV para atendimento da demanda com a expansão planejada |
Determinação da capacidade do site levando em consideração capacidade logística de armazenagem, fabricação de granel e envase dos itens |
Dimensionamento do headcount de linhas baseado no SKU produzido |
Os resultados positivos obtidos por meio da parceria com a FlexSim incentivaram a empresa a prosseguir com a simulação dos processos da segunda planta. Baseado no projeto anterior, foram simulados os procedimentos de recebimento de material de embalagem, armazenagem, fabricação e envase nessa nova instalação. Por meio dessas simulações, foi possível estimar a capacidade do segundo site levando em conta as previsões de demanda e as necessidades de expansão da fábrica.
O projeto foi dividido em duas fases distintas. Na primeira etapa, a simulação abrangeu os processos logísticos, incluindo a entrada de caminhões na fábrica, o descarregamento e armazenagem dos materiais de embalagem, além das movimentações de pallets dos armazéns para as fábricas, retorno dos produtos acabados, expedição e exportação. Na segunda fase, foram simulados os processos de fabricação de granéis e o envase dos itens em cada uma das fábricas do site. Assim como no modelo anterior, essa abordagem possibilitou a identificação dos gargalos e a proposição de soluções para a implementação de novas linhas de produção.
Possiblidade do aumento de 57% na produção de itens considerando somente a capacidade de envase das fábricas |
Possibilidade de aumento de 14% na produção dos itens considerando a estrutura atual e alterando somente regimes de trabalho |
Comportamento dos processos com a expansão de um dos armazéns |
Possibilidade de redução na superutilização de elevadores de carga ao testar diferentes layouts dos maquinários |
Planejamento ideal de headcount para inserção de novas máquinas |
Estudo do layout para a inserção de paletização automática nas diferentes fábricas |
Em uma nova colaboração com a FlexSim, a empresa solicitou um terceiro projeto com o objetivo de criar um fluxo livre de caminhões dentro do site. Considerando a expansão da fábrica que ocorrerá ao longo dos próximos 10 anos, seria necessário aumentar o número de docas de recebimento, expedição e exportação, e retirar algumas vagas internas de caminhões. Através desse modelo independente de chegadas de caminhões, tornou-se possível dimensionar os tempos de alocação e chamada de veículos, reduzindo a ocupação das vagas internas sem afetar o envase de itens por falta de materiais.
O projeto foi dividido em duas fases distintas. Na primeira etapa, a simulação abrangeu os processos logísticos, incluindo a entrada de caminhões na fábrica, o descarregamento e armazenagem dos materiais de embalagem, além das movimentações de pallets dos armazéns para as fábricas, retorno dos produtos acabados, expedição e exportação. Na segunda fase, foram simulados os processos de fabricação de granéis e o envase dos itens em cada uma das fábricas do site. Assim como no modelo anterior, essa abordagem possibilitou a identificação dos gargalos e a proposição de soluções para a implementação de novas linhas de produção.
Prevê-se um aumento de 53% na demanda de caminhões do estado atual (2023) para o estado futuro (2032) |
Cliente requisitou uma redução de 46% no número de vagas e docas. O simulador mostrou que é possível a redução de 57% |
Possibilidade de redução de 62% no tempo de alocação de caminhões no fluxo de recebimento |
Possibilidade de redução de 74% no tempo de alocação de caminhões no fluxo de expedição |
Os simuladores construídos em parceria com o FlexSim possibilitaram a identificação dos problemas e gargalos enfrentados em cada um dos sites, capacitando os colaboradores a tomarem decisões fundamentadas em dados concretos. Diferentes perfis de demandas e cenários foram testados, permitindo avaliar os impactos de mudanças e antecipar possíveis riscos que só se manifestariam ao implementar as decisões na prática. Essa abordagem proporcionou maior eficiência na gestão das operações, contribuindo para o aprimoramento contínuo e o sucesso da empresa.