A busca por procedimentos mais eficientes e rápidos vem sendo buscada cada vez mais. Desde a pandemia de COVID19, os ambientes de saúde viram a necessidade de planejamento rápido e eficiente para atender toda a demanda. Ao modelar os processos de atendimento, triagem, agendamento de consultas e distribuição de recursos, é possível identificar gargalos, tempos de espera prolongados e ineficiências operacionais para atender todos os pacientes dentro dos protocolos de saúde exigidos.

 

 

 

Desafios que você pode estar enfrentando: 

 

 

  • Gestão ineficiente de recursos

  • Fluxo de trabalho complexo e ineficientes

  • Tomada de decisão sem dados adequados

  • Falta do gerenciamento de riscos

  • Alta variabilidade no fluxo de pacientes

 

 

Por meio da modelagem computacional de sistemas complexos e do uso de dados históricos, a simulação permite a criação de cenários virtuais que representam com precisão o ambiente de cuidados de saúde. Ao modelar o fluxo de pacientes, recursos disponíveis e demanda de serviços, é possível otimizar o planejamento de longo prazo. Isso inclui a determinação da capacidade adequada de leitos, alocação de staffs, horários de atendimento, dimensionamento de instalações, redução de tempos de espera e aumento da produtividade.

 

 

 

Como a FlexSim pode ajudar a sua empresa a resolver esses problemas

 

 

 

Otimização de recursos

 

Realizar análises detalhadas de capacidade e demanda, identificar gargalos e desenvolver estratégias para otimizar o uso de recursos. Dessa forma, é garantido um atendimento mais ágil e eficiente sem gerar sub ou superutilização de recursos.

 

 

 

Reprojeto de Fluxos

 

Identificar ineficiências e desperdícios nos fluxos de atendimento do paciente e procedimentos internos e propor melhorias, reduzindo tempos de espera, simplificando processos e aperfeiçoando a experiência do paciente. Fluxo internos de amostras e exames também podem ser avaliados para melhoria no tempo de coleta e testagem.

 

 

 

Gestão de riscos

 

Através da simulação de cenários e análise de dados históricos, pode-se identificar potenciais riscos e desenvolver estratégias eficazes de prevenção e mitigação. É possível simular situações de emergência, avaliar a eficácia dos protocolos de segurança e analisar os pontos de vulnerabilidade.

 

 

 

Modelagem da demanda e capacidade

 

Diversos cenários relacionados à demanda e capacidade podem ser testados nos centros de saúde. Com base nas projeções de demanda geradas pela simulação, é viável tomar decisões estratégicas, tais como o escalonamento adequado da equipe médica e técnica e a expansão das instalações físicas, visando garantir que a capacidade operacional esteja alinhada com as demandas do setor.