Simulação melhora operações, supera desafios e garante competitividade em armazenagem.
A eficiência e a competitividade das operações de armazenagem desempenham um papel fundamental no sucesso das empresas em diversos setores. A capacidade de armazenar, gerenciar e distribuir produtos de forma rápida, precisa e econômica é essencial para atender às demandas dos clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Desafios que você pode estar enfrentando:
-
Má gestão de estoque
-
Falta de espaço no armazém
-
Utilização de recursos ineficientes
-
Atraso no atendimento de pedidos
-
Gargalos na armazenagem e retirada
A utilização de técnicas de simulação e estratégias de armazenagem e entrega de produtos são essenciais para a satisfação dos clientes e para que a empresa consiga se destacar no mercado. Assim, é possível analisar diferentes cenários de estoque, como variações de demanda, lead times de fornecedores e políticas de reposição, para identificar a quantidade ideal de produtos, estratégias de armazenagem, zonas de picking e packing. Além disso, o acompanhamento dos indicadores permite reduzir o tempo de pedido até a entrega final para os clientes, nível de serviço e taxa de atendimento.
Como a FlexSim pode ajudar sua empresa a resolver estes problemas:
Otimização de estoque
Analisar os padrões de estoque, flutuações na demanda e tempos de entrega para estabelecer pontos de reposição e quantidades de pedido ótimos. A simulação mostra as necessidades do sistema e garante um melhor controle, reduz as faltas de estoque e minimiza o excesso de produtos, resultando em maior satisfação do cliente e economia de custos.
Projeto e otimização de layout
A simulação permite modelar e testar diferentes layouts de armazém e racks. Ao analisar fatores como fluxo de produtos, capacidade de armazenamento e rotas de separação, pode-se identificar o layout mais eficiente, minimizando as distâncias percorridas, reduzindo congestionamentos e aprimorando a produtividade geral.
Atendimento de pedidos
Otimizar as estratégias de separação de pedidos, processos de embalagem e entregas. Ao identificar as rotas mais eficientes, melhorar a precisão dos pedidos e minimizar o tempo de processamento, a velocidade e a precisão no atendimento de pedidos é aprimorada, resultando em maior satisfação do cliente e aumento do volume de pedidos processados.
Planejamento de recursos e processos
A simulação analisa os processos do armazém e identificar gargalos, ineficiências e áreas de melhoria. Também identifica a utilização de recursos, empilhadeiras, transelevadores e elevadores de carga. Diferentes cenários podem ser testados ao variar o número de recursos e velocidade de equipamentos.