O planeamento de headcounts, uma componente crucial do planeamento estratégico do número de colaboradores, é o processo através do qual as empresas garantem que têm as pessoas certas, com as competências certas, para cumprir os objetivos empresariais de curto e longo prazo dentro de um orçamento de trabalho estabelecido. O processo requer uma equipe multifuncional de líderes de linha de negócios, executivos seniores e especialistas em RH e finanças capazes de agir rapidamente.
Por que há necessidade de rapidez nessa definição?
Por um lado, não é como se os custos dos colaboradores fossem estáticos. Embora muitas pesquisas afirmem que os salários e os custos dos benefícios aumentaram modestamente a partir do quarto trimestre de 2020, a maioria dos especialistas acredita que estes custos continuarão a aumentar. E à medida que a economia continua a recuperar após a pandemia, a reserva de mão-de-obra disponível diminuirá. Uma equipe multidisciplinar oferece uma visão mais completa dos objetivos e pode revisar a estratégia rapidamente caso os custos aumentem, as necessidades da empresa mudem ou o talento certo se mostre difícil de se encontrar no mercado.
Planejamento de pessoal vs. planejamento de força de trabalho
O planejamento do número de funcionários é bastante simples: temos funcionários suficientes, com as habilidades certas, nas posições certas e nos locais certos? O planejamento e a análise da força de trabalho incluem o planejamento do número de funcionários, mas esse é apenas um elemento.
Onde o planejamento de pessoal se encaixa dentro do planejamento da força de trabalho?
Etapa 1:
Coletar dados
Reúna o plano de negócios, o orçamento e as metas estratégicas de curto, médio e longo prazo da empresa.
Etapa 2:
Analise o estado atual
Execute um exercício de planejamento da força de trabalho para determinar a realidade atual da força de trabalho. Identifique as lacunas de competências, os custos totais da força de trabalho, as prioridades de contratação e o projeto ao longo do período analisado durante o exercício de definição de metas.
Etapa 3:
Faça um plano
Pense em estratégias para preencher lacunas, tais como formação, promoções, reestruturação ou recrutamento, e estime o custo de pessoal adequado. Determine os papéis e responsabilidades necessário para cada número de funcionários: período integral, meio período, contratado, temporário, sazonal ou outro.
Etapa 4:
Executar
Certifique-se de que os orçamentos estejam alinhados com os requisitos da força de trabalho e que os gerentes de RH e de contratação estejam se comunicando e preparados para executar o plano de ação. Contrate, treine ou reorganize pessoas.
Etapa 5:
Avaliar e revisar
Monitorizar o progresso em relação aos marcos, rever os planos conforme necessário para se manter no caminho certo e manter-se atento às mudanças do mercado ou outras que exijam ajustes.