A indústria ferroviária, impulsionada pela inovação tecnológica e pela busca por soluções de transporte eficientes, está redefinindo o futuro da mobilidade global. Com seu potencial para transportar grandes volumes de carga e conectar cidades de forma rápida e confiável, as ferrovias estão desempenhando um papel fundamental na redução do congestionamento urbano e na promoção de um sistema de transporte mais resiliente. No entanto é necessário rotas mais eficientes e otimizadas, bem como transportes ágeis e eficientes.

 

 

 

Desafios que você pode estar enfrentando:

 

 

  • Ociosidade de plataformas e ferrovias

  • Rotas não otimizadas

  • Gestão da frota ineficiente

  • Paradas para manutenção com alto tempo de reparo

 

 

A utilização da simulação em ferrovias oferece algumas vantagens. Ela permite uma análise detalhada do desempenho do sistema ferroviário, possibilitando a avaliação de variáveis como tempo de percurso, capacidade de transporte e demanda de passageiros/carga. Além disso, é útil para o planejamento de novas rotas, implementação de melhorias ou a resolução de problemas operacionais. Podem ser testados diferentes configurações de trilhos, estações, sinalização e horários.

 

 

 

Como a FlexSim pode ajudar sua empresa a resolver estes problemas:

 

 

 

Controle de tráfego

 

A simulação permite aos engenheiros modelar o sistema de tráfego ferroviário em detalhes, considerando as características da infraestrutura, como estações, trilhos, cruzamentos, sinalização e semáforos. Ao simular o fluxo de trens e a interação com a infraestrutura, é possível identificar gargalos, avaliar o impacto de novas rotas ou alterações na infraestrutura existente e otimizar a capacidade do sistema.

 

 

 

Rotas Otimizadas

 

Utilizando a simulação computacional é possível modelar diferentes cenários de rotas ferroviárias, considerando fatores como topografia, velocidade e demanda. Isso permite identificar as rotas mais eficientes para otimizar o tempo de viagem, reduzir os custos operacionais e melhorar o consumo de combustível.

 

 

 

Emergências e situações atípicas

 

Situações de emergência, como colisões, descarrilamentos, falhas de energia e outros eventos imprevistos podem ser avaliadas pela simulação computacional. Assim, é possível avaliar a segurança, a eficácia dos planos de contingência e permite tomar medidas para minimizar os riscos e garantir a segurança do sistema.

 

 

 

Manutenção e reparo

 

A simulação modela manutenções e reparos de componentes ferroviários, como sistemas de sinalização, trilhos e locomotivas. É possível simular o impacto das manutenções, corretivas, preventivas e preditivas programada e não programada nas operações ferroviárias, ajudando a minimizar os impactos na disponibilidade do sistema e, ao mesmo tempo, atendendo a demanda dos clientes.