A previsão de demanda é um componente essencial de qualquer estratégia de gerenciamento no Supply Chain porque, sem ela, você não teria como estimar como comprar material para atender à demanda do cliente e prever a demanda futura.  

  

 

 

A Previsão de Demanda no Supply Chain 
 

A previsão de demanda na gestão do Supply Chain refere-se ao processo de planejamento de demanda ou previsão da demanda de materiais para garantir que você possa entregar os produtos certos e nas quantidades certas para satisfazer a demanda do cliente sem criar excedente. Erros de previsão podem resultar na criação de um excedente, que é ao mesmo tempo dispendioso e dispendioso. 

  

 

 

Por que a previsão da demanda é importante em Supply Chain? 

 

A previsão precisa da demanda é importante no Supply Chain porque é o processo pelo qual as estratégias operacionais são concebidas. Pense nisso como a hipótese subjacente para atividades estratégicas de negócios e o ponto de partida para a maioria dos processos em Supply Chain, como planejamento de matérias-primas, compras, logística de entrada, fluxo de caixa e fabricação. 

  

A previsão de demanda também facilita atividades comerciais críticas, como planejamento financeiro, planejamento de produção, avaliação de riscos e compra de matérias-primas. Mais importante ainda, a precisão das previsões permite que os varejistas evitem rupturas e excesso de estoque, melhorem os prazos de produção, minimizem custos, aumentem a eficiência operacional e melhorem a experiência do cliente. 

   

 

 

Como funciona a previsão de demanda? 
 

Fornecemos muitas informações muito rapidamente, mas a previsão de vendas é pouco mais do que o uso de dados de vendas do passado para determinar a demanda do consumidor no futuro. O processo pode ser dividido em previsões qualitativas e quantitativas, sendo que ambas dependem de diferentes recursos e conjuntos de dados para extrapolar dados úteis de vendas. 

  

O método de previsão quantitativa, também conhecido como previsão de demanda passiva, é utilizado quando existem dados históricos sobre produtos específicos e uma demanda pré-estabelecida. A previsão de demanda passiva requer o uso de formulações matemáticas e conjuntos de dados como relatórios financeiros, vendas, números de receitas e análises de sites. 

  

O método qualitativo, ou previsão de demanda ativa, por outro lado, baseia-se em tecnologias emergentes (como o machine learning), alterações de preços e disponibilidade, ciclo de vida do produto, atualizações de produtos e, mais importante, na intuição e experiência daqueles que realizam o planejamento da previsão.