O planejamento da fabricação (planning) e a programação (scheduling) de produção podem parecer semelhantes, mas existem fatores específicos e distintos que diferenciam os dois processos.
Planejar é uma questão de estratégia. O objetivo do planejamento da produção é, em última análise, definir o que deve ser feito e como.
A scheduling é uma questão de tática. Ele efetivamente fornece especificidade e metas ao plano.
Dependendo das suas necessidades reais de produção, você pode precisar de uma solução de planejamento ou de programação, ou ambas.
Do que se trata o planejamento de produção?
O planejamento de fabricação envolveu pensar estrategicamente sobre seus objetivos. Durante o planejamento da fabricação, você provavelmente está fazendo algumas das seguintes perguntas:
Do que se trata a programação da produção?
A programação (scheduling), por sua vez, envolve táticas e a melhor forma de fabricar produtos. Portanto, é importante considerar:
Qual é a diferença entre planejamento e programação?
O planejamento considera pedidos previstos e de longo prazo, enquanto a programação considera a demanda detalhada de produção. A programação prevê os efeitos de mudanças na produção, interrupções, quebras de máquinas, sucatas e outros fatores. O planejamento, por outro lado, define a direção geral da produção e define dinamicamente os níveis de estoque alvo para atender à demanda futura. Finalmente, o planejamento apoia grandes decisões de capacidade de produção a médio e longo prazo, enquanto a programação reage à produção em tempo real e apoia decisões imediatas e de curto /médio prazo.
As soluções de planning & scheduling não se restringem apenas as operações de manufatura e desenvolver soluções para tornar mais fácil a vida de nossos clientes em diferentes aplicações é e continuará sendo nosso legado. Um exemplo disso é a aplicação no setor de oil & gas. Nosso posicionamento é de oferecer tecnologias de vanguarda e inovadoras que permitem à indústria de petróleo e gás maximizar a capacidade e otimizar a produção de produtos. Nosso escopo de trabalho abrange desde a análise de projetos conceituais de novos terminais ou análise de projetos de expansão, até a implantação de ferramentas de planejamento e programação que resultam na otimização do desempenho dos terminais. Esse tipo de aplicação é amplo e tem como propósito facilitar, antecipar e apoiar com diferentes insights os profissionais das empresas a responder questões complexas em seus processos.