Redução de custos de manutenção impulsiona eficiência e rentabilidade empresarial.
A busca pela redução dos custos de manutenção é uma preocupação comum a empresas de todos os setores, pois é fundamental para impulsionar a eficiência operacional e alcançar maior rentabilidade empresarial.
Com o aumento da competitividade no mercado, a otimização dos recursos e a garantia da eficiência operacional tornam-se fatores vitais. É possível alcançar vários benefícios através da redução dos custos de manutenção, desde a liberação de recursos financeiros até uma melhoria da produtividade geral.
O grande problema é que muitas empresas não conseguem obter estes benefícios pelo fato de enfrentarem diversos desafios relacionados à gestão dos custos de manutenção.
Problemas que podem dificultar a redução dos custos de manutenção em sua empresa:
-
Falta de visibilidade e controle dos gastos.
-
Uso ineficiente dos recursos.
-
Manutenção corretiva resultando em interrupções não planejadas na produção.
-
Falta de controle sobre estoque de peças de reposição.
Através da liberação de recursos proporcionada pela redução dos custos de manutenção, é possível investir em áreas estratégicas da empresa, como inovação ou pesquisa e desenvolvimento. Com uma gestão mais eficaz do orçamento, os gastos com manutenção tornam-se mais previsíveis, permitindo a elaboração de estratégias melhores para o planejamento financeiro e um maior aproveitamento dos recursos disponíveis.
A FlexSim pode auxiliar sua empresa na identificação de áreas de melhoria, na otimização sobre as estratégias de manutenção e na tomada de decisões embasadas em dados.
Como você pode reduzir os custos de manutenção na sua empresa com a ajuda da FlexSim:
Manutenção preventiva
Implemente um programa de manutenção preventiva, estabelecendo um plano estruturado que inclua inspeções regulares, trocas programadas de peças, lubrificação adequada e outras atividades. É possível aprimorar seu programa de manutenção preventiva através da simulação, identificando os momentos ideais para realizar as atividades preventivas.
Gerenciamento dos recursos
A simulação computacional pode analisar dados históricos, registros de manutenção e desempenho do equipamento para auxiliar em determinar os níveis necessários de estoque de peças de reposição. Além disso, pode ajudar a otimizar os cronogramas de manutenção e a atribuição de pessoal, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficaz, reduzindo o tempo de inatividade e diminuindo os custos gerais.
Identificação de falhas
A simulação computacional permite criar modelos virtuais dos sistemas, onde é possível simular diferentes cenários e identificar falhas recorrentes. Ao analisar esses padrões, é possível desenvolver estratégias de manutenção, como revisões preventivas específicas, substituição de componentes ou ajustes nos processos de operação.