Simulação melhora eficiência e segurança na indústria energética.
A indústria energética desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e no bem-estar das sociedades em todo o mundo. Por estar presente em grande parte dos processos realizados, a eficiência energética tem sido um foco importante, buscando reduzir o consumo de energia e otimizar o uso dos recursos disponíveis. Esse setor busca estratégias eficientes para a distribuição de energia, evitando falhas e aumentando a satisfação do consumidor final.
Desafios que você pode estar enfrentando
-
Baixa eficiência energética
-
Falha de equipamentos e alto tempo de inatividade
-
Integração das redes energéticas ineficiente
-
Falha nas análises de riscos e seguranças
A utilização da simulação no setor energético permite que os gestores tomem decisões mais assertivas baseadas no comportamento da rede levando em consideração a configuração da geração da energia renovável, armazenamento e demanda variável. É utilizada também para a identificação de gargalos planejamento a longo prazo, avaliação de potenciais riscos e testar o impacto da implementação de novas políticas e regulamentações.
Como a FlexSim pode ajudar sua empresa a resolver estes problemas:
Gerenciamento de redes elétricas
A simulação computacional considera aspectos de distribuição de energia, falhas, respostas a eventos imprevistos e planejamento de expansão para avaliar o desempenho da rede. Isso permite identificar estratégias para melhorar a eficiência energética, a confiabilidade do fornecimento e obter uma infraestrutura mais robusta.
Estabilidade e Segurança
A estabilidade e a segurança do sistema de energia podem ser testadas através da simulação computacional. Pode-se simular diferentes comportamentos de uma rede elétrica em resposta a perturbações, como falhas de equipamentos ou desligamentos de linhas de transmissão. Isso permite identificar potenciais pontos de deficiência e desenvolver medidas de mitigação para garantir a estabilidade do sistema.
Análise de demanda e perfil de consumo
Por meio da simulação, é possível considerar fatores como variações sazonais, mudanças nas políticas de consumo, introdução de fontes de energia renovável e adoção de tecnologias mais eficientes para entender e prever a demanda, bem como o perfil de consumo. Isso auxilia no planejamento do suprimento de energia, no dimensionamento adequado da capacidade de geração e no desenvolvimento de estratégias de gerenciamento.
Integração de novas redes
Novas redes de distribuição podem ser testadas e integradas nos sistemas já existentes. É possível avaliar e otimizar estratégias de integração à rede, prever e gerenciar flutuações, e garantira a melhor integração de novas fontes de energia na infraestrutura existente.