Descubra como uma empresa de operações portuárias garantiu que sua capacidade operacional fosse suficiente para atender a uma demanda prevista quase 20% superior ao planejado.

 

Por meio de um projeto de simulação dinâmica em parceria com a FlexSim, a Santos Brasil assegurou que suas operações de carga rodoviária estivessem preparadas para atender ao planejamento de expansão até 2041. Além de certificar que o tempo gate to gate permanecerá dentro dos limites do nível de serviço assegurado pela empresa.

 

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SOBRE A EMPRESA

A Santos Brasil está a 25 anos atuando no segmento de operações portuárias com logística integrada. Com um dos terminais mais eficientes do país, a empresa oferece soluções do porto ao e-commerce com seu compromisso em oferecer soluções eficazes e confiáveis para a movimentação de cargas. Além de sua excelência em logística, a Santos Brasil desempenha um papel vital no comércio internacional.

 

 

RESULTADOS GERAIS DA SIMULAÇÃO NA EMPRESA

 

+20%

da demanda é possível absorver.

 

 

  • Absorção até 20% a mais da demanda de carga rodoviária prevista em projeto;
  • Capacidade de movimentar até 2.16 Mi m³ através do modal rodoviário em um ano;
  • Possibilidade de manter o gate to gate do nível de serviço assegurado pela empresa;
  • Indicativos que como as cativações dos tanques afetam o nível de serviço (gate to gate);
  • Ferramenta amigável para teste de cenários pelo cliente;
  • Verificação da capacidade operacional e assertividade de atendimento a demanda prevista.

 

A Santos Brasil demonstrou seu compromisso em abraçar a inovação tecnológica e aprimorar seus processos por meio de uma parceria estratégica com a FlexSim, permitindo-lhes atingir um novo patamar na eficiência operacional, buscando maneiras de aprimorar seus serviços para atender às crescentes demandas do mercado.

 

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ONDE TUDO COMEÇOU

Durante um período de crescimento acelerado e projeções de aumento na movimentação de carga até 2041, a Santos Brasil percebeu a necessidade de avaliar se as posições rodoviárias previstas seriam suficientes para atender à demanda prevista. Com o aumento da carga rodoviária esperado, a empresa enfrentou o desafio de garantir que suas instalações fossem capazes de lidar eficientemente com o volume previsto.

 

Diante desse desafio, a Santos Brasil decidiu adotar uma abordagem baseada em simulação dinâmica para testar diferentes cenários de percentual de carga rodoviária e cativações de tanques. O objetivo era determinar se as posições rodoviárias previstas seriam suficientes para atender às necessidades em um cenário de crescimento.

 

 

 

O QUE FOI FEITO

 

Em outubro de 2022 a empresa optou por incorporar a simulação computacional como uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões. A simulação proporcionou à empresa uma abordagem baseada em dados para melhorar o planejamento dos pneus e o layout dos equipamentos, eliminando tempos ociosos e aprimorando a eficiência. Além disso, a capacidade de identificar gargalos e visualizar/analisar os indicadores do processo em um ambiente virtual permitiu decisões mais informadas e estratégicas.

 

 

 

CRIAÇÃO DO MODELO DE SIMULAÇÃO DINÂMICA

 

A equipe da FlexSim começou o projeto desenvolvendo um modelo de simulação dinâmica personalizado para as operações da Santos Brasil. O modelo levou em consideração informações detalhadas sobre as capacidades existentes, layout das instalações e projeções de demanda.

 

 

 

 

RESULTADOS

 

 

Confirmação de que as posições rodoviárias previstas eram capazes de atender a uma faixa de carga rodoviária entre 60% a 70%.

 

 

 

 

ANÁLISE DE CAPACIDADE OPERACIONAL E ATENDIMENTO DA DEMANDA

 

 

Além da validação das posições existentes, a FlexSim também avaliou a capacidade do terminal previsto de duas perspectivas diferentes:

  • Da perspectiva operacional, na qual foi checada a capacidade máxima dos insumos projetados sem considerar a sazonalidade horária da demanda;

  • Da perspectiva comercial, na qual a demanda foi considerada, indicando quais as ineficiências geradas por picos no terminal e indicando as oportunidades de venda em horários não usuais.

 

 

 

RESULTADOS

 

 

 

Identificação da possibilidade de aumento de capacidade de até 200 mil m³ anuais com a flexibilização da demanda.

 

 

 

 

ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO (GATE TO GATE)

 

A análise do nível de serviço considerava a tolerância dos clientes à duração do processo, interferindo no número de carretas atendidas para mantê-lo.

 

 

 

RESULTADOS

 

 

 

Identificação da interferência da manutenção do nível de serviço na ocupação das bombas e posições rodoviárias previstas.

 

 

 

O modelo de simulação dinâmica tornou-se uma ferramenta essencial para a Santos Brasil na tomada de decisões estratégicas. A empresa agora utiliza dados concretos para ajustar suas operações, garantindo que suas instalações estejam preparadas para atender às demandas futuras de forma eficiente.